RESULTADO DA VOTAÇÃO

LISTA A = 1.006 VOTOS = 38 MANDATOS

LISTA B = 615 VOTOS = 23 MANDATOS

Fotos da Campanha

Conheça a LISTA A

Programa - OS NOSSOS COMPROMISSOS

Veja aqui o nosso programa completo

01/02/08

SESSÃO COM OS MILITANTES DE ALVALADE

Sala da secção de Alvalade, 18h
.
.
Intervenção inicial do Miguel Coelho, 21.48h
.
.

Intervenção da plateia, 22.33h
.


Na passada quarta-feira 30 de Janeiro, o camarada Miguel Coelho esteve no Hotel Roma a apresentar a sua candidatura aos militantes da secção de Alvalade. Começou por fazer uma rápida retrospectiva dos últimos dois anos. O PS está no Governo, e como tal, a Concelhia de Lisboa tem sido solidária com o mesmo. Tem sido solidariamente crítica, apoia, mas não deixa de discutir internamente as políticas do Governo. Tivemos eleições intercalares para a CML, tendo o PS obtido uma excelente vitória. Em 2009 vamos ter novamente eleições, e o PS tem que estar mobilizado para se obter uma vitória decisiva. Neste sentido, afirmou, que no seu entender não existe nenhum candidato com mais condições para tal do que ele, devido à experiência acumulada que tem destes últimos anos. Este é o motivo externo para a sua candidatura. Referiu, contudo, que existe também um motivo interno. Este é o seu último mandato (aqui, disse que foi ele e a sua equipa quem apresentou ao então secretário-geral do PS, o camarada Ferro Rodrigues, a proposta de limitação dos mandatos, que foi votada no Congresso Nacional), e entende que é quem tem melhores condições para fazer uma renovação. Uma renovação séria, reflectida. Uma renovação tranquila, que aproveite o que de bom existe no passado e que traga alguma renovação. Estes são os dois principais motivos que o levaram a decidir recandidatar-se a Presidente da Concelhia de Lisboa do PS. Preparar o futuro do PS Lisboa.
Referiu que existe uma excelente relação entre o Presidente do PS Lisboa e o Presidente da CML, que se reunem todas as semanas para consertarem a acção entre a CML e a AML. E pretende continuar este trabalho, juntamente com todos os autarcas das Freguesias. Informou que a candidatura tem um blog, onde, entre outras coisas, tem uma sondagem sobre os temas que os militantes do PS Lisboa mais querem ver discutidos no próximo mandato, e o tema mais votado é a reforma administrativa da cidade. Por isso, a
Concelhia pretende lançar este debate.
Reforçou que é importante haver debate entre os militantes, haver massa crítica.
Seguiu-se um período de intervenções dos presentes. Respondendo às questões colocadas, o candidato Miguel Coelho afirmou que um dos objectivos deste mandato, é reforçar a ligação da Concelhia às Freguesias, sobretudo aquelas em que o PS não é poder. No actual mandato, foi ele próprio quem assumiu directamente a ligação às doze freguesias onde o PS tem a Presidência. No próximo mandato, irá também ele assumir directamente a ligação aos autarcas das restantes freguesias. Contudo, reforçou que a principal ligação aos autarcas das freguesias são as Secções. A ligação do partido aos deputados municipais também deverá ser reforçada. Por forma, a se dedicar em exclusivo aos autarcas, as restantes actividades ficarão a cargo dos restantes membros do secretariado.
Recordou que nos últimos meses têm sido realizadas reuniões da Concelhia com os Vereadores do PS e que lamenta que muitos autarcas não tenham ido. Eram reuniões abertas a todos os militantes, que foram divulgadas, nomeadamente no site do PS Lisboa, e que foram comunicadas a todos os secretários-coordenadores, para que informassem os militantes da sua secção. Foi também realizada uma Convenção autárquica em Novembro último. Recordou que em 2006 foram realizadas reuniões abertas com o Ministro da Saúde, com o Ministro do Trabalho e da Solidariedade e Social, com a Ministra da Educação, entre outros.
Afirmou que 2007 foi um ano instável. Tinha-se iniciado com a Universidade de Verão de 2006, um processo de formação dos militantes de Lisboa. A concelhia estava planear a realização de uma formação autárquica em 2007. Contudo, devido à instabilidade vivida na CML no primeiro semestre, que originou a sua queda e a realização de eleições intercalares, não foi viável avançar com este projecto. Mas em 2008, a formação vai ser uma prioridade e vai haver uma Universidade de Verão em que um dos temas será a formação autárquica.
Respondendo à questão sobre a composição da lista que irá apresentar, disse que vai ser um misto de pessoas experientes com pessoas novas, tal como aconteceu no mandato anterior. Vai ser uma equipa renovada, com pessoas competentes e trabalhadoras, que irão concretizar projectos. Uma lista com respeito pelos géneros.
Afirmou que outra das prioridades do próximo mandato será preparar a reforma administrativa da cidade e a reforma do nosso partido, fomentando a discussão sobre estes dois temas.
Frizou a importância de reforçar a discussão política nos próximos dois anos.
Miguel Coelho concluiu, dizendo em como foi uma reunião estimulante, sobretudo pela frontalidade com que foram colocadas as questões. Sublinhou a importância de após dia 7 de Março voltarmos a estar todos do mesmo lado a apoiar os nossos candidatos à CML.
Carla Madeira

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelentissimo camarada

Militante da secção de Alvalade que sou, contudo em época de avaliações semestrais, não tive possibilidade de comparecer á sessão de debate na minha secção. Aguardo impacientemente a respectiva reportagem, para poder conhecer a fundo quais os beneficios que o camarada que lidera a respectiva candidatura, poderá levar á minha secção. Obrigado