RESULTADO DA VOTAÇÃO

LISTA A = 1.006 VOTOS = 38 MANDATOS

LISTA B = 615 VOTOS = 23 MANDATOS

Fotos da Campanha

Conheça a LISTA A

Programa - OS NOSSOS COMPROMISSOS

Veja aqui o nosso programa completo

07/03/08

Programa - OS NOSSOS COMPROMISSOS




OS COMPROMISSOS


Combater o crescente desinteresse dos Cidadãos.
Mobilizar os Militantes em torno das causas que agitam o país, a Cidade e o Partido.



O objectivo da Política e dos Políticos é encontrar as melhores soluções para a sociedade e, dessa forma, contribuir para melhorar a vida dos cidadãos.
O próximo mandato da Concelhia de Lisboa vai ser um mandato muito exigente porque temos uma concentração de eleições em 2009, Europeias, Legislativas e Autárquicas.
Este triplo desafio exige uma equipa experiente que seja capaz de mobilizar, empolgar e galvanizar o Partido, com o intuito de preparar o PS Lisboa para, uma vez mais, ser uma força impulsionadora das vitórias de José Sócrates e António Costa.
As eleições autárquicas constituem uma dura batalha eleitoral também para as Juntas de Freguesia. A competência e dedicação com que os nossos Presidentes de Junta de Freguesia têm vindo a exercer os seus mandatos dá-nos a Esperança de que tal desempenho será reconhecido pelos seus eleitores, perspectivando novas vitórias.
Contudo, não ficaremos satisfeitos apenas com essas vitórias e desejamos aumentar a influência dos autarcas do PS nas Juntas de Freguesia; porque estamos convictos que sob a liderança dos autarcas socialistas as Autarquias são melhor geridas, com maior preocupação com os seus Cidadãos.



Os nossos compromissos para este mandato da Comissão Política Concelhia de Lisboa são:



1. Vencer os desafios eleitorais. As Autárquicas, as Europeias e as Legislativas
.
Para a concretização dos dois grandes objectivos que assumimos, colocaremos em prática as seguintes linhas de acção.
.
1.1. O Fórum Cidade
A Associação Fórum Cidade deve reafirmar a sua vocação como local de reflexão sobre as grandes questões da Cidade, aberto a todos, Militantes e Cidadãos interessados.
Orgulhamo-nos do percurso que o Fórum Cidade consolidou, abrindo-se à sociedade, envolvendo e integrando os lisboetas na reflexão sobre a gestão da cidade de Lisboa.
Foi aqui que nasceram e foram desenvolvidas as primeiras linhas orientadoras para o Programa da candidatura do nosso camarada António Costa à Câmara Municipal.
A Concelhia irá propor ao Fórum Cidade a realização de um amplo debate sobre a necessidade da Reorganização Administrativa da Cidade de Lisboa, para que os Munícipes discutam que organização serve melhor a Capital e os seus habitantes.
É através desta proximidade do Partido com os Cidadãos e com os Militantes que queremos manter e dinamizar o Fórum Cidade, com a finalidade de conquistar a confiança dos cidadãos, incrementando a participação cívica e política.
.
1.2. Conselho de Coordenação e Estratégia Autárquica
Com o objectivo de coordenar toda a actividade autárquica em Lisboa, vamos criar o Conselho de Coordenação e Estratégia Autárquica, com a participação do militante que exerce as funções de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, bem como os Militantes que desempenham funções de Vereadores na autarquia, membros da Assembleia Municipal, e Militantes que desempenham funções de Presidente e de vogais de Junta de Freguesia e de membros das Assembleias de Freguesia, bem como os membros do Secretariado da Concelhia e os Secretários-Coordenadores das Secções de Residência.
Este órgão reunirá, sempre no mesmo local, com uma periodicidade trimestral e terá como objectivo central fazer a coordenação de toda a actividade autárquica, bem como contribuir para uma maior e melhor circulação de informação e para que se articulem
e definam as melhores opções a implementar nas diversas autarquias do Concelho.
.
1.3. Preparar as candidaturas para as próximas eleições autárquicas.
Nas eleições autárquicas intercalares o Partido Socialista venceu em todas as Freguesias de Lisboa.
A competência e dedicação com que os nossos Presidentes de Junta de Freguesia têm vindo a exercer os seus mandatos dá-nos a Esperança de que tal desempenho será reconhecido pelos seus eleitores, perspectivando novas vitórias.
Apesar disso, devemos começar a preparar as próximas eleições autárquicas rapidamente, porquanto é essencial começar a fazer o recenseamento dos problemas, discutir as opções e as propostas e, por fim, escolher os Melhores Candidatos, para as disputas
eleitorais. Com a certeza de que é necessário ter a ousadia de RENOVAR para MUDAR nas Freguesias em que estamos na Oposição, com a ambição de apresentar Alternativas Ganhadoras.
.
1.4. Organização do I Encontro Internacional de Concelhias Socialistas de Capitais Europeias
No seguimento do estabelecimento de relações privilegiadas com os nossos camaradas de Maputo, devemos incrementar a nossa ligação aos partidos socialistas das capitais da União Europeia e procurar organizar o I Encontro Internacional de Concelhias Socialistas de Capitais Europeias – ou estruturas semelhantes – por altura da eleição autárquica de 2009.
.
.
.

2. Aprofundar a Cidadania Interna. Os Militantes, o Partido e a Cidade
O PS tem de apostar na valorização do seu capital mais importante, que são as Pessoas, ou seja, o mais importante do PS são os seus Militantes!
Para qualificar e aprofundar a cidadania dos nossos Militantes pretendemos que o próximo mandato da Concelhia seja marcado por uma forte aposta na formação participada, com a certeza que a sua opinião, conta!
Estamos certos que essa participação é imprescindível para a formatação das melhores políticas.
.
2.1. Repensar o Partido e a sua organização
Um Partido forte em Lisboa, que reflicta a qualidade dos seus militantes, necessita de inovar na organização e comunicação.
As secções de residência merecem ser repensadas, quanto aos seus objectivos e aos meios que dispõem. Consideramos que as Secções são as mais importantes estruturas partidárias, porque asseguram a ligação do Partido aos Cidadãos. Esta importância deve
ser traduzida em meios e condições de funcionamento, o que actualmente não acontece.
Uma Cidade que se quer moderna tem de acompanhar o seu tempo. O PS tem de ser capaz de gerar e aceitar a mudança. Modernizar-se e resolver os novos problemas, organizar-se da melhor forma, para que os Militantes possam ter a importância que
merecem.
As Secções desempenham um papel fundamental ao nível das Freguesias, por isso devem contribuir para o debate que se vai produzir no Fórum Cidade e na Universidade de Verão sobre a Reorganização Administrativa da Cidade. Junto desta decisiva questão, as Secções do PS em Lisboa devem protagonizar e liderar o debate interno subsequente que contemple já os novos desafios que uma eventual mudança na organização da Cidade irá impor.
.
2.2. Preparar o PS para o Século XXI com as Tecnologias da Informação e Comunicação
Vamos lançar as bases para um alargamento e um aprofundamento da intervenção política, nomeadamente dos Militantes da Concelhia de Lisboa; para isso vamos promover e disponibilizar novas ferramentas e soluções de comunicação e participação; e
consequentemente modernizar a forma de fazer política do PS, em consonância com os desenvolvimentos sociais deste novo século.
Ao fazê-lo, contribuiremos para manter o PS e a Concelhia em sintonia com a sociedade portuguesa no século XXI.
.
2.3. Aprofundar a dinâmica da Universidade de Verão do PS Lisboa
A 1ª Universidade de Verão realizada pela Concelhia do PS Lisboa em Julho de 2006 revelou-se uma iniciativa positiva que mereceu o aplauso de todos os militantes que se envolveram e participaram nos seus trabalhos.
Neste sentido, propomo-nos aprofundar a dinâmica da Universidade de Verão, promovendo, já neste semestre, um debate sobre a reorganização administrativa da Cidade de Lisboa.
Consideramos que a Universidade de Verão é a melhor sede para reunirmos todos os camaradas e discutirmos abertamente este assunto, convictos que com as suas conclusões teremos propostas para o Partido Socialista lançar um amplo debate na Cidade sobre
matéria tão importante para Lisboa e os lisboetas.
.
2.4. Dar continuidade às reuniões da Concelhia nas Secções de Residência
As secções de residência e os militantes de base representam a primeira linha da defesa e da divulgação junto da sociedade da agenda política do PS, e continuarão a ser a prioridade da nossa acção.
O Secretariado da Concelhia continuará a realizar reuniões periódicas nas Secções de Residência, incentivando a participação dos Militantes no debate interno. Vamos continuar a organizar a participação dos eleitos do Partido Socialista, desde os membros do
Governo a Deputados e Autarcas, em encontros periódicos com os Militantes para discussão e análise dos temas da actualidade política.
.
2.5. A Memória na Política. Subsídios para a História do PS em Lisboa
Um Partido necessita de saber preservar a sua memória colectiva e o seu historial político, porque um Partido que não respeita a sua história é um Partido sem futuro.
Na prossecução deste objectivo, a Concelhia deve envolver todas as Secções de Residência num programa ambicioso de recolha, tratamento e conservação da sua memória colectiva, individual e institucional. O objectivo é proceder à recolha de documentos da Concelhia e das Secções que devam ser preservados digitalmente, bem como efectuar registos de depoimentos de militantes sobre as actividades e acções desenvolvidas pelo PS em Lisboa.
Pretende-se com este projecto RECONHECER que foi através do esforço e dedicação de muitos milhares de Militantes, ilustres anónimos na sua maioria, que o PS se constituiu numa força política decisiva na vida da cidade de Lisboa e do País!
.


.
“Por Um Partido de Militantes”
.

Sem comentários: